O governador André Puccinelli desembarcou esta manhã no Aeroporto Internacional de Campo Grande, após ficar fora do país por 15 dias, onde visitou Portugal, Espanha, Japão e Paris, na busca de realizar contratos econômicos e divulgar o potencial produtivo sul-mato-grossense. Em entrevista coletiva, o governador destacou os pontos principais das reuniões com grandes empresas de cada país por onde passou. Puccinelli falou sobre o interesse de empresas estrangeiras em se instalar em Mato Grosso do Sul. “Talvez mais uma fábrica de celulose possa ser instalada em Três Lagoas. Tanto a Portugal Celulose e a Nippon Paper, mostraram interesse em nossa região” disse o governador. “O setor metalúrgico também é de grande interesse, principalmente para empresas coma a Vigo, da Espanha, já que a nossa é rica em minério de ferro.” Acrescentou. Houve também a reunião com representantes da empresa aérea portuguesa TAP, onde foram discutidas várias possibilidades de vôos de escala direta para o Pantanal e para o Nordeste.
Em sua visita ao Japão, o governador falou sobre a reunião com empresários da Toyota e Mitsubishi. Segundo o governador, a própria diretoria da Toyota, se prontificou em colocar Mato Grosso do Sul, juntamente com Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas para serem estudados como possíveis regiões de instalação de uma filial no país. Com relação ao setor sucroalcooleiro, o governador se manteve otimista já que há a possibilidade de entrada do etanol produzido em Mato Grosso do Sul, através de uma refinaria adquirida pela Petrobrás no Japão. Segundo o governador, o Japão utiliza, por lei, uma mistura de combustível denominada e-3, onde são misturados 3% de etanol aos combustíveis dos carros. Está em fase de estudo atualmente o e-10.
A comitiva que acompanhou o governador em suas viagens foi composta pela secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Correa, representantes do Sebrae, Famasul, do setor do comércio e industrial de Mato Grosso do Sul, além dos deputados estaduais Mochi Júnior, Akira Otsubo e Márcio Fernandes.