Domingo, 05 de Maio de 2024


Reportagem Especial Domingo, 23 de Outubro de 2022, 08:34 - A | A

Domingo, 23 de Outubro de 2022, 08h:34 - A | A

Reportagem Especial

Paixão por Okinawa fez Crystian ganhar título de ‘Embaixador da Boa Vontade Okinawa’

Dos selecionados, o jovem é primeiro não descendente do Estado a receber a honraria

Renata Silva
Especial para o Capital News

Acervo pessoal

Paixão por Okinawa fez Crystian ganhar título de ‘Embaixador da Boa Vontade Okinawa’

O jovem com o sanshin, instrumento musical da província japonesa de Okinawa que ele aprendeu a tocar

O Crystian Proença está de malas prontas para viajar para Okinawa, um arquipélago localizado ao Sul do Japão. O Campo-grandense é um dos sete selecionados que neste final de semana embarcam para o arquipélago japonês para receber uma honraria de prestígio por muitos, o título de 'Embaixador da Boa Vontade Okinawa’

Crystian tem 30 anos é Técnico de Laboratório e estudante de Biologia, o jovem vai receber o título por causa do sanshin, um instrumento musical da província japonesa de Okinawa que ele aprendeu a tocar. O objeto peculiar do Japão consiste em um corpo feito de couro de cobra e de um braço com três cordas.

"Tive a sorte de conhecê-los e adquirir conhecimentos transmitidos por eles"

 

O Técnico de Laboratório conta que o seu primeiro contato com o sanshin foi aos 14 anos de idade, após uma visita a Associação Okinawa. Ele lembra que no local conheceu o Sensei Shiguenobu Oshiro que o fez se apaixonar pelo instrumento e posteriormente se tornar aluno do Mestre Shimada Fussafumi. “Meus professores já tinham idade avançada quando me tornei aluno, ambos faleceram há alguns anos. Tive a sorte de conhecê-los e adquirir conhecimentos transmitidos por eles”, detalha.

Acervo pessoal

Paixão por Okinawa fez Crystian ganhar título de ‘Embaixador da Boa Vontade Okinawa’

Crystian ao lado da noiva no Lançamento do Festival do Japão


Ele destaca que com o passar do tempo, foi sendo reconhecido pelo seu trabalho dentro da colônia Nipônica de Campo Grande o que o fez se tornar hoje Diretor Cultural da Associação Okinawa da Capital. Por causa disso, sempre é convidado a participar de eventos culturais na cidade, dentro da Associação Nipo, Feira Central, e demais feiras culturas da cidade.

A indicação para ser um dos participantes para receber o título de embaixador partiu da própria Associação Okinawa, que pediu para que ele enviasse o currículo. Crystian fala que ficou muito feliz e prestigiado pelo reconhecimento dos serviços prestados nesses anos.

"Sinto muito carinho da comunidade! São muitos amigos me ajudando"


Apaixonado pela música, ele cresceu ouvindo Guarania, rasqueado, chamamé, MPB entre outros estilos musicais. Para ele a Arte salva, independente da cor, credo e origens etc, “creio que música é feita para ser sentida. Sinto muito carinho da comunidade! São muitos amigos me ajudando”, finaliza.

"São pessoas apaixonadas por cultura que levam a coisa adiante"

 

O jovem é o único que não possui descendência Okinawana, mas ele fala que isso é um mero detalhe, porque cada vez mais pessoas não Nikkeys participam da cultura de Okinawa. “São pessoas apaixonadas por cultura que levam a coisa adiante”, brinca.

Crystian conta que se formou num grupo de Sanshin por volta de 2012, e desde então vem ensinando e aprendendo junto deles. Atualmente é Sensei de Música Clássica pela academia Nomuraryu Koten Ongaku Kyoukai, a mesma que os professores já falecidos faziam parte.

O jovem embarcou no sábado com previsão de chegada no Japão na segunda-feira ele acredita que a ida para Okinawa, também era o desejo de muita gente querida que torce por ele. Por isso ele quer trabalhar muito para divulgar a cultura de Okinawa. “O reconhecimento advindo junto do título, legítima as atividades por mim realizadas, e as que ainda pretendo realizar”, finalizou.

Acervo pessoal

Paixão por Okinawa fez Crystian ganhar título de ‘Embaixador da Boa Vontade Okinawa’

Crystian durante a comemoração do Dia do Okinawano em São Paulo

Comente esta notícia

Silvio Mori 24/10/2022

Parabéns meu amigo e sucesso, sempre!!!

positivo
0
negativo
0

Luiza Y. N. Kinoshita 23/10/2022

Parabéns Crystian. Fico muito envaidecida e orgulhosa quando deparo com pessoas jovens dedicadas à cultura e nesse caso mais ainda, pelo fato do Crystian enaltecer a cultura que não é especificamente de sua descendência . Boa sorte Cryistian que vc seja bem recebido pelo povo de Okinawa e volte com uma bagagem maior. O conhecimento e a experiência que você irá adquirir são imensuráveis. E que vc possa compartilhá-los, no teu retorno, com as pessoas que não estão tendo essa oportunidade. Você mereceu. Leve ao povo okinawano um abraço da comunidade nipo-brasileira de Campo Grande. Gambate kudassai. Oguenki de ne.

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1