00:00:00 Sábado, 23 de Novembro de 2024


Cultura e Entretenimento Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 19:02 - A | A

Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 19h:02 - A | A

Nikkei

Em 2º Festival do Japão, Prefeitura leva exposição de artesanato a participantes

Da Assessoria

Divulgação/PMCG

Em 2º Festival do Japão, Prefeitura leva exposição de artesanato a participantes

..

Após dois anos de hiato, o maior festival de cultura japonesa em Mato Grosso do Sul retorna neste fim de semana. A segunda edição do Festival do Japão MS será realizada entre 18 e 20 de novembro, com entrada gratuita e expectativa de reunir 50 mil visitantes nos três dias de evento. Sempre apoiando iniciativas que celebrem as diferentes culturas de nossa cidade, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), estará presente expondo artesanatos em um estande.

A realização é da diretoria da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande (AECNB), que preparou um espaço de 60 mil m² de área no clube de campo da associação. Lá o público poderá curtir shows musicais, atrações culturais, danças típicas, exposições, workshops, concurso de cosplays e atividades gratuitas para crianças, jovens, adultos e idosos.

Divulgação/PMCG

Em 2º Festival do Japão, Prefeitura leva exposição de artesanato a participantes


“Em 2019 nos preparamos para 20 mil visitantes e teve um volume enorme de pessoas, mas o espaço era bem menor. Este ano preparamos um espaço maior para receber pelo menos o dobro do público, aumentamos também a praça de alimentação. Pensamos uma programação diversificada para atender todos os segmentos, das manifestações culturais tradicionais às modernas, contemplando todas as idades”, afirma Claudio Sussumu Oikawa, vice-presidente cultural, esportivo e social da AECNB.

Entre os mais de 30 espaços para expositores no local, a Sectur terá o seu próprio estande, onde serão expostos artesanatos típicos do nosso estado. São peças de cerâmicas indígena da etnia terena, produzidas na comunidade da Aldeia Urbana Marçal de Souza, e também dos kadwéu, feitos por moradores da aldeia de origem em Bodoquena. Além dos vasos e potes, estarão à venda adornos como brincos, pulseiras e cocares produzidos pelo grupo de mulheres indígenas artesãs da aldeia Marçal de Souza.

A secretaria contará também com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) montado no festival e estagiários bilíngues para fornecer informações sobre a Cidade Morena.

O superintendente de Turismo da Sectur, Carlos Heitor Santos, valorizou a retomada de um evento desse porte na Capital. “Campo Grande deve muito à comunidade japonesa, tanto na parte gastronômica – com o nosso querido sobá – quanto no aspecto cultural, e o Festival do Japão é uma ótima maneira de manter vivas essas tradições. Para nós, da Sectur, é uma honra poder participar desta segunda edição, e acreditamos que o evento tem tudo para ser uma referência como grande gerador de fluxo turístico nos próximos anos”.

Destaque no palco
No palco principal do evento, destaque para as artes tradicionais, como o taiko (tambores japoneses), a dança “yosakoi soran”, apresentações dos cantores campeões de grand prix de karaokê, danças folclóricas e clássicas. Na área cultural, outro palco será destinado para oficinas e workshops de origami (dobraduras), ikebana (arranjos florais) e culinária, além de espaço para cultura nerd, animes e cosplay.

A praça de alimentação será dividida em três áreas, sendo dois espaços destinados à culinária japonesa, com delícias como o nosso tradicional sobá, além de tempurá, sushi, onigiri (bolinho de arroz recheado), ramen (macarrão com caldo quente), entre outros, e um espaço para culinária brasileira e fast food, com cardápio que inclui espetinhos, pastéis, crepes e lanches.

A cerimônia de abertura do evento acontece neste sábado, às 20h, e logo em seguida será realizado o Miss Nikkey MS, concurso que elegerá a mais bela nikkei da comunidade nipo-brasileira de Mato Grosso do Sul, que participará da final do Miss Nikkey Brasil, em julho de 2023, em São Paulo.

O evento possui apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), da Organização de Comércio Exterior do Japão (Jetro), e conta também com o patrocínio das empresas Dallas Alimentos, Sicredi, Sakura Nakaya Alimentos e Unimed.

Seminário Internacional
Nesta sexta-feira (18), a partir das 13h, a associação promove o “Seminário Internacional Mato Grosso do Sul e Japão – Conectando Novos Caminhos”, no auditório do Bioparque Pantanal. O evento busca intensificar o intercâmbio entre Mato Grosso do Sul e Japão, uma parceria mais do que promissora, com o objetivo de revitalizar as relações econômicas, científicas e culturais.

Na programação, destaque para as participações do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, do senador Nelson Trad Filho, além de Masayuki Eguchi, representante chefe no Brasil da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão, e do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi.

Samurai Run Dallas
Pela primeira vez, será realizada neste domingo a corrida Samurai Run Dallas 2022, um evento temático com elementos da cultura japonesa que percorre a área próxima ao clube de campo da AECNB. A prova terá duas modalidades – uma corrida de 6 km e uma caminhada de 2 km – e será aberta para participantes de qualquer idade, com início às 7h30. Todos os participantes vão receber um kit especial com camiseta e brindes. Inscrições e mais informações: https://kmais.page.link/SAMURAI-RUN-2022.

Serviço
O Clube de Campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira (AECNB) fica na Avenida Ministro João Arinos, n.º 140, no Bairro Jardim Veraneio. A entrada é gratuita e o local conta com estacionamento pago, no valor de R$ 30,00. Mais informações pelo telefone (67) 3324-4160, no Instragam @nipocg ou pelo site www.bit.ly/festivaldojapaoms.


Programação do evento
(sujeita a alterações)

 Sexta – 18/11
13:30 – Seminário Internacional Mato Grosso do Sul e Japão – Conectando Novos Caminhos (Bioparque)
18:30 – Odori (dança tradicional), taiko (tambores), judô, matsuri (dança)
23:00 – Encerramento

Sábado – 19/11
12:00 – Odori (dança tradicional), taiko (tambores), tai chi chuan, karatê
19:30 – Abertura oficial
20:30 – Miss Nikkey MS
23:00 – Encerramento

Cozinha show Sakura
14:00 – Karê rice
15:00 – Empanado de berinjela com molho missô
16:00 – Fish and chips com molho sweet chilli

Domingo – 20/11
07:30 – Corrida de rua Samurai Run Dallas
12:00 – Taiko (tambores), kenjutsu (arte marcial), concurso de cosplay, matsuri
21:00 – Encerramento

Cozinha show Sakura
13:00 – Sushi (hossomaki, uramaki, nigiri e hot roll)
15:00 – Sushi (dragon roll)
16:45 – Temaki e carpaccio com molho ponzu

Comente esta notícia